nov 03, 2017 | Beleza
BOTOX [Verdade x Bobagem]

Bom diaaaaaa !!!!

Tenho certeza que sabiam que eu nunca abandonaria este espaço assim, sem avisar a todos que sempre curtiram e que sem vocês não seria tão gostosa essa troca.

Muitas pessoas me perguntam sobre o “botox” (procedimento que faço há um tempinho devido muitas “caras e bocas” que não consigo evitar e assim, aparecem as famosas linhas de expressão, que mesmo dormindo três dias seguidos (ahahaha) passa um semblante de cansaço. Chato, ne?

Como fui recentemente visitar minha dermatologista Paula Marsicano (que clínica linda, Paulinha!!!!!) , perguntei se ela poderia esclarecer as perguntas que sempre surgem (normal) e ela sem hesitar preparou este texto esclarecedor sobre o BOTOX – procedimento que ela faz com excelência e eu bato palmas de pé.

dermato paula botox

Paula Marsicano (em ação)

1.    Como o Botox funciona quando aplicado a pele?

Quando se faz a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura.

É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses músculos que causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética.

2) Quem pode fazer a aplicação de Botox?

A princípio qualquer pessoa pode realizar a aplicação de botox, sendo inclusive, em casos de doenças específicas, aplicado até em crianças.

Para fins estéticos, no entando isso pode ser feito a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão. A partir dos 30-35 anos começamos a utilizar o botox como auxiliar no tratamentos dessas rugas. Ou seja, não há idade determinada para início do tratamento.

No caso da hiperidrose, se há um incômodo grande ou comprometimento social pode ser realizada a aplicação em pessoas mais novas.

Assim, não existe limitação de idade para receber a aplicação do botox, o bom senso é que determinará a conduta.

paula marsicano botox3

3.    Ele serve apenas para rejuvenescimento facial?
                Na dermatologia, a aplicação do botox está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para tratamento do suor excessivo:
  • Rugas na testa (linhas de expressão)
  • Rugas entre as sobrancelhas (glabela)
  • Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)
  • Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas)
  • Hiperidrose palmar e plantar (sudorese nos pés e mãos)
  • Sorriso gengival
  • Poros dilatados (Mesobotox)
  • Nos músculos:     – Depressor do ângulo da boca
    –  Plastima (Pescoço), Mentoniano, e Região Mandibular – “Lifting de Nefertiti” = logo abaixo do ponto mais acentuado do osso da mandíbula e em outros lugares da região do pescoço. O procedimento causa na zona tratada um relaxamento nos feixes musculares, fazendo com que os outros músculos fiquem contraídos. O resultado da aplicação é o levantamento da linha do maxilar, dando um ar muito mais jovial à paciente, de modo a melhorar seu desenho e deixá-lo mais firme. O lifting de Nefertiti também é conhecido por minilifting de pescoço.

4).    Qual é o prazo para que a aplicação tenha efeito?  Qual é o tempo de duração? E de quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção?
A toxina botulínica começa sua ação a partir de 48-72 horas e tem a duração de 3 a 6 meses com a média em torno de 4 meses. Logo, para a manutenção do efeito, a reaplicação deve ser realizada a cada 4-6 meses.
5) Cuidados pós aplicação
1. Evitar manipulação, fricção no local aplicado.
2. Permanecer com cabeça posição vertical por 4 horas.
3. Evitar exercícios intensos por 24 horas.
4. Evitar exposição ao sol
6. Existem cuidados para que o produto dure por mais tempo?
A) Uso pré e no dia da aplicação de Zytaze (Fitase + Zinco)

Há uma explicação científica para que haja uma variação na durabilidade da ação do botox. Para ser eficaz, cada molécula da toxina deve ser associada a uma molécula de zinco. Sem zinco, a toxina tem pouco ou nenhum efeito. Então, se uma pessoa tem quantidades inadequadas de zinco, a toxina terá um efeito significativamente diminuído.

Níveis de zinco no corpo são aumentados pela ingestão de alimentos como frango, carne bovina, suína, ovos, cereais integrais, feijões e leguminosas. Mas nem todo mundo possui uma boa absorção do nutriente pelo organismo. É aí que entram os suplementos.

A Fitase é um novo suplemento aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA), que promete aumentar e prolongar o efeito do botox. O estudo mostra que, quando ingerimos a Fitase, o zinco fixa melhor a toxina no músculo, aumentando em 23.6% a sua duração.

A Fitase, ajuda e aumenta a absorção do zinco pelo organismo e deve ser tomada quatro acinco dias antes e no dia da aplicação do botox. O Zytaze, é um medicamento feito da combinação de fitase e zinco, lançado nos EUA.

B) Evitar atividades físicas extenuantes

Complementando, existem evidências científicas de que a toxina botulínica pode ter a sua duração reduzida em pacientes com atividade física extenuante. Isso ocorre tanto pela hipertrofia muscular facial desses pacientes quanto a contração exercida durante o exercício.

C) Fazer uso de óculos solares em caso de exposição solar ou claridade intensa ( a fim de evitar a contração dos músculos da glabela)

E aí? Gostaram dos esclarecimentos? Eu achei muito bacana, inclusive para esclarecer aquelas dúvidas e mitos que sempre surgem, não é mesmo ?

paula marsicano botox2

Como amo visitar esta “doutora” tão dedicada e paciente.

Obrigada pelo texto com conteúdo, e muito sucesso neste novo endereço que ficou lindo.

Paula Marsicano Dermatologia Integrada

Voluntários da Pátria, 500 Sala 108 / Ed. Platinum (22)3026.1819



O que você achou?

Nome obrigatório

Website


PRIVÉE NO INSTAGRAM! SIGA @PRISCYLABEZERRA